sexta-feira, 29 de julho de 2011



ATIVIDADE 2.6-


ESCOLA MUNCIPAL MORRO VERMELHO


CURSISTAS:
ANA PAULA BRANDÃO
JUCELENA AP. SILENCIATO

PROJETO:

UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


ESTRUTURA CURRICULAR:

  • Modalidade/ nível de ensino: Ensino Fundamental Inicial
  • Ano: 3º
  • Componentes Curriculares: Português,Matemática, Ciências,Artes e Geografia
  • Tema: Uma alimentação Saudável


JUSTIFICATIVA:
A escola é um espaço educativo e formador, tendo isto como principio,uma das metas a ser atingida pela escola é a formação de novos hábitos alimentares nos alunos.
Sendo nossa escola, situada em um bairro rural,com uma vasta horta, nota-se que as crianças não tem o hábito de incluírem em suas refeições as verduras e legumes.
Conscientizando os alunos de que a fome,provavelmente, será um dos maiores problemas futuramente, e que a obesidade já atinge grande parte da população brasileira.
Cabe aos educadores,conscientizarem seus alunos, através de informações de como usufruir de uma alimentação equilibrada(diversificada e saudável).


O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM AS AULAS(OBJETIVOS):

  • Ter bons hábitos alimentares.
  • Reconhecer os alimentos que fazem bem á nossa saúde.
  • O motivo pelo qual se alimenta.
  • Valorizar o que eles próprios produzem.
  • Criar hábitos de higiene, na preparação dos alimentos p/ consumo.
  • Manter os horários das refeições.
  • A influência do consumo na vida das pessoas.


DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:

Aproximadamente 6 aulas

CONHECIMENTOS PRÉVIOS A SER TRABALHADOS PELO PROF.C/ O ALUNO.

-Levantar hipóteses ,sobre o que eles sabem sobre uma alimentação saudável.
-De que maneira se alimentam?
-Se tem horários p/ se alimentar

AULA 1:
Assistir ao filme: “Tá chovendo hambúrguer.”
-Fazer as inferências.
-Qual a causa da obesidade?
-Quais as causas da desnutrição?
-Como são nossas refeições comparadas com as do filme?
-Desenvolver nos alunos uma conscientização sobre a desnutrição comparando com a obesidade.


AULA 2 :

    • Em roda, o prof. Retoma a aula anterior.
    • Questiona sobre a alimentação que é oferecida na escola.
    • Chama atenção para o consumo das frutas.
    • Por que devemos comer frutas?
    • De quais gostamos?
    • Qual a função delas no nosso organismo?
    • Trabalhar com textos informativos.

AULA 3:

Assunto: verduras/ legumes

-O professor vai com as crianças p/ a horta.
-Faz uma aula expositiva,chamando atenção da variedade de legumes e verduras que tem na horta.
-Quais são mais nutritivos?
-Quais vocês gostam?
-Qual é a função deles no nosso organismo?
-E incentiva -os a cultivá-los.
-Trabalhar com texto informativo de geografia, valorizando o espaço em que vivem.

AULA 4:

-Apresentar textos, recortes de revistas, livros sobre o tema:verduras/legumes.
-Confeccionar cartazes,slogans, para transmitirem aos outros alunos o que aprenderam sobre o assunto.
-Problematizar a questão do uso dos agrotóxicos na produção de legumes/verduras.

AULA 5:

-Pedir aos alunos que levem rótulos de embalagens de alimentos p/ a sala de aula.
-Trabalhar: validade,fabricação,calorias e conservantes.
-Deixar claro, que podemos consumir estes alimentos ,mas com moderação.

AULA 6:
_Pedir aos alunos para colherem verduras/legumes na horta, ensiná-los a lavar,como preparar , de uma maneira gostosa e que o pratofique bem colorido.


RECURSOS USADOS:

  • Livros literários.
  • Textos diversos.
  • Aparelho de tv,Dvd, filmes.
  • Câmera
  • Revistas
  • Alimentos p/ degustação
  • Computador p/ as crianças digitarem suas conclusões.
  • Material de recorte.


AVALIAÇÃO:
Usando recortes de revistas, cada aluno montará uma sugestão de prato para ser servido no almoço, levando em consideração o que aprendeu.
E o professor estará avaliando durante as refeições servidas na escola se atingiu com êxito seus objetivos.








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