Atividade 4. 3 Leitura e reflexão.
Mídia - Educação no contexto escolar .
Mapeamento critico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis.
Pereira , Sílvio da Costa – UFSC.
Hoje as tecnologias estão modificando todo o mundo, é necessário refletir sobre como a comunicação está presente em nossas vidas e usá-la de maneira critica e criativa de acordo com as nossas necessidades.
A população passa a maior parte do seu tempo vendo TV ou navegando na internet do que lendo, hoje,a alfabetização mídias é tão importante como as formas mais tradicionais a inter relação aos textos impressos.
Os textos de mídia são textos mais complexos por isso os alunos devem ser alfabetizados e auxiliados a ler e escrever de maneira critica e criativa.
A mídia e a escola andam sempre juntas, e deve ser usada como um objeto de estudo.
A tecnologia esta muito presente no dia -a dia com orkut, msn, e-mail, blogs e a escola tem um papel importante de transformar cidadãos para o século XXI.
Bazalgette difundiu seus conceitos de acordo com a proposta criada pelo British Zilm Institute, para uma abordagem curricular nas mídias.
Agência;
Categorias;
Tecnologia;
Linguagem;
Audiências;
Representação.
Diante da pesquisa vídeos, TV, são os mais usados na escola.
As escolas disponibilizam de vários equipamentos tecnológicos porém os funcionários não estão preparados para executar tais tarefas e as escolas não oferecem qualificação necessária.
Pude perceber que cabe a nós professores nos posicionarmos diante dessa nova maneira de ensinar, e cativar nos alunos como as mídias podem ajudar em nosso cotidiano, mídia não é só uma fonte de entretenimento mas de aprendizagem também.
A pesquisa mostra que os aspectos ligados á tecnologia, linguagem e representação foram os mais trabalhados, agência, categorias e audiências foram os aspectos menos abordados.
Isto mostra que as escolas estão se apropriando cada vez mais e vem melhorando gradativamente para um uso reflexivo e expressivo com as mídias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário