quarta-feira, 4 de maio de 2011

Tecnologia da Educação Ensinando e Aprendendo com as Tics

Alunas: Ana Paula Souza Brandão de Oliveira
Fabricia Regina Lima de Carvalho


Atividade 1- 1. Reflexões Iniciais


O fracasso escolar vem sendo caracterizado ultimamente pelas dificuldades de aprender aquilo que a sociedade exige, não respeitando assim o limite de aprendizagem de cada um.
Existem vários meios de adquirir um conhecimento, porém muitas vezes não sabemos utiliza-los. Temos que nos adaptar as novas formas de ensinar e buscar meios de como conduzi-las, para uma aprendizagem mais eficaz.
A tecnologia vem ampliando em nossa sociedade e já está fazendo parte da aprendizagem;
A educação tem que se apropriar dentro dessa nova inovação tecnológica alfabetizando através da informática.
Apesar da tecnologia estar presente em nosso cotidiano não devemos deixar de lado a importância da escrita e da cultura como auxilio fundamental em nossas pesquisas. Devemos ter um olhar crítico em relação ao uso da informática, para usarmos de uma maneira organizada e cognitiva, para não perdermos o foco
do objetivo que queremos alcançar e tornar um saber caótico.
A escola passou a ser um mediador auxiliando o aluno a ter um olhar crítico para saber o que realmente precisa durante suas pesquisas, tornando-as mais ricas e produtivas.
A tecnologia está tão avançada que nossos conhecimentos passou a ter data de validade, estamos em constante mudança, por isso precisamos dominar nossos conhecimentos para enfrentar novos desafios.
Devemos então ficarmos atentos para formarmos nossos alunos focando 5 competências essenciais a uma nova cultura da aprendizagem:
  • Competências para aquisição da informação;
  • Competências para a interpretação da informação;
  • Competências para análise da informação;
  • Competências para a compreensão da informação;
  • Competências para a comunicação da informação.
Nesse sentido estaremos buscando novas formas de ensinar e aprender, buscando valorizar e aproveitar as múltiplas formas de se adquirir o conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário